Como Funciona o OSMOCOTE

Imagem do banner para o o uso de OSMOCOTE

Osmocote, o Fertilizante Químico que libera lentamente nutrientes às plantas

Entenda como o Osmocote atua e os seus benefícios nas plantas

 



 

Quem não deseja ter plantas vistosas e bonitas em seus jardins? Pois é, neste artigo explicamos o impacto dos Fertilizantes Químicos, como o Osmocote, no uso de nutrição das plantas, os cuidados e a forma adequada para ter resultados excelentes.

 

Conheça bem os detalhes do Osmocote e entenda como cuidar de suas plantas, qual a maneira correta de uso e sua composição química.

 

Vamos iniciar explicando o que é o Osmocote, depois sua composição, como usar adequadamente, as vantagens de usar e também onde comprar Osmocote.

 

Vamos lá!

O que é o OSMOCOTE

 

Imagem dos grânulos do OSMOCOTE

 

O Osmocote é um Fertilizante de composição Química, enquadrado na categoria de Fertilizantes Químicos. Ele é importado e em sua característica principal vai liberando os nutrientes de sua composição em processo muito lento.

 

Formado por grânulos, que contém as 3 principais substâncias químicas para o desenvolvimento das plantas: o Nitrogênio, o Fósforo e o Potássio, da sigla NPK.

 

Esses grânulos devem ser utilizados nos recipientes das plantas, acima da terra e não enterrados, pois só assim farão o serviço correto de suprir os nutrientes de forma adequada as plantas.

 

Cabe destacar que o Osmocote pode ser encontrado em diferentes tamanhos de grânulos, para diferentes usos em recipientes e plantas de variados tamanhos.

 

Outro detalhe muito importantes é a composição (equilíbrio) das 3 substâncias NPK do Osmocote. Há versões contendo maiores ou menores porcentagens de cada substâncias, podendo assim nutris determinadas plantas com quantidades ideais do que elas precisam, e evitar sobrecarga do que não precisam.

 

Benefícios do OSMOCOTE

  • Nutrição precisa e segura;
  • Uma única adubação;
  • Fornecimento contínuo dos nutrientes durante o desenvolvimento das mudas;
  • Formulações que liberam nutrientes por um período de 2 a 14 meses para as mais diferentes demandas de mudas;
  • Melhor aproveitamento dos nutrientes (sem excesso ou falta destes), ambos prejudiciais ao desenvolvimento das plantas;
  • Proporciona as mudas um crescimento uniforme, maior volume de raízes, menor suscetibilidade a condições adversas, entre outras vantagens.

Tempo de liberação dos nutrientes e formulações do Osmocote

 

Segundo o fabricante do Osmocote, há que se considerar a temperatura, que eles aferem em temperatura média de 21°C.

 

Os nutrientes serão liberados lentamente para as plantas seguindo o tempo da tabela abaixo:

 

Imagem da tabela de formulações do OSMOCOTE

 

Se levarmos em consideração a variação de temperatura e a longevidade da ação do OSMOCOTE, teremos uma dinâmica diferente para uso nas plantas. Acompanhe a tabela de tempo abaixo para compreender a forma ideal de uso:

Imagem da tabela Longevidade versus temperatura do OSMOCOTE

 

O que é a sigla NPK e seu impacto nas plantas

 

As plantas necessitam de substâncias para um crescimento saudável e adequado. A sigla NPK contida nos fertilizantes para plantas são compostos por três elementos:

 

  • (N) Nitrogênio
  • (P) Fósforo
  • (K) Potássio

 

Você pode notar que essas letras são na verdade os símbolos químicos da tabela periódica, que representam os nutrientes e substâncias em que as plantas precisam para sobreviver.

 

 

Esses elementos são fundamentais nas plantas, pois são utilizados em grande quantidade por elas e são fundamentais em todas as etapas do ciclo de vida das mesmas: crescimento, florescimento e frutificação.

 

As formulações do OSMOCOTE variam para oferecer maior diversidade de aplicações e suprir adequadamente as cada tipo de planta. Os valores variam porque cada elemento tem uma função e deve ser usado em maior ou menor quantidade.

 

Em resumo, o nitrogênio (N) estimula o crescimento dos brotos e das folhas, o fósforo (P) favorece a floração e a frutificação, já o potássio (K) fortalece os tecidos vegetais, tornando as plantas mais resistentes a pragas.

 

O impacto do OSMOCOTE e os nutrientes NPK nas plantas

Nitrogênio (N): o nitrogênio é absorvido na forma de amônio ou nitrato pelas raízes e grande parte dele é utilizado para fabricação das proteínas (na forma de enzimas) e ácidos nucléicos. É a segunda substância mais importante para os vegetais logo após a água e afeta diretamente o desenvolvimento dos tecidos das plantas e sua reprodução. A falta de nitrogênio (N) na planta dá para perceber quando as folhas mais velhas tendem a ficar amareladas e a planta perde a cor verde, típica das plantas, isso devido à falta de clorofila.

 

Fósforo (P): o fósforo é associado com a complexa transformação da energia na planta e com a regulação da síntese das proteínas. Quando adicionado ao solo, promove o crescimento das raízes e a resistência ao frio e acelera a maturação.

 

A falta de fósforo (P) na planta afeta o crescimento, com a coloração anormal de verde escurecido. Quando as plantas são pequenas, as deficiências são similares as da falta de nitrogênio. Algumas outras colorações anormais como vermelho e amarelo em plantas podem ser ocasionadas por outros fatores, como temperatura do solo e ação de insetos.

 

Potássio (K): é ativador de enzimas, agindo também na fotossíntese. Faz com que a planta tenha um melhor controle sobre suas funções vitais como respiração, perda de água e resistência a pragas. Com isso, deixa inclusive as raízes mais fortes e aumenta a resistência à aridez.

 

A falta de potássio (K) nas plantas causa fraqueza e deixa a planta suscetível às pragas e doenças. Os frutos são prejudicados também, diminuindo sua vida útil.

 

Comprar OSMOCOTE Fertilizante online

 

Você pode ver todas as versões do Osmocote Fertilizante Químico acessando nossa loja online através do link Osmocote no Bom Cultivo.

Onde Comprar OSMOCOTE

  Imagem interna da Bom Cultivo produtos pra JArdinagem e Cultivo Rural

 

Se preferir ou necessitar de maiores quantidades do produto, basta entrar em contato conosco através de nossos canais:

 

Whatsapp: (47) 99980-3301

Telefone: (47) 3522-2260

E-mail: contato@bomcultivo.com

Dúvidas e Comentários? Deixe sua mensagem!

 
 
Pague com
  • PagHiper
  • Depósito Bancário
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

Bentec Comércio de Sementes LTDA - EPP - CNPJ: 10.257.026/0001-73 © Todos os direitos reservados. 2018