Moringa Oleífera benefícios a saúde

Benefícios da Moringa
 

Moringa Oleífera e os benefícios com a saúde

Rica em Nutrientes como vitaminas, minerais, proteínas, potássio e muito mais

 

Compartilhe!

 

Com uma tabela muito forte de substâncias poderosas, a Moringa Oleífera passou a ser a febre pela busca da boa saúde das pessoas.

Não é à toa o espanto, dá uma olhada nesses números:

  • 25 vezes mais ferro que o espinafre
  • 17 vezes mais cálcio que o leite
  • 15 vezes mais potássio que as bananas
  • 12 vezes mais vitamina que a laranja
  • 10 vezes mais vitamina A e 4 vezes mais betacaroteno que as cenouras
  • 09 vezes mais proteínas que os iogurtes naturais

Conhecendo mais a Moringa Oleífera e seus benefícios

Moringa Oleifera

A Moringa Oleífera é uma árvore originária da índia e pertence à família Moringaceae. Esta árvore é considerada uma planta milagrosa. Existem registros de seu uso pela humanidade há pelo menos 4.000 anos.

Trazida ao Brasil na década de 60 inicialmente como uma planta apícola (já que produz flores durante boa parte do ano), hoje está em todas as regiões tropicais e subtropicais do mundo.

Nome Científico

Moringa Oleifera Lam.

Nomes Populares

Lírio-Branco, Quiabo-de-Quina, Acácia-Branca, Árvore-Rabanete-de-Cavalo, Moringueiro, Akácia-Branka (Cabo Verde) e Moxingo (Índia).

Família: Moringaceae

Divisão: Magnoliophyta

Origem: Ásia Meridional

Ciclo de vida: Perene

Benefício da Moringa Oleífera “Árvore da vida” como alimento

Quase tudo na Moringa Planta pode ser consumido, desde que seguindo cuidados, como explica o pesquisador Frederico Lisita da Embrapa, “As folhas, vagens verdes, flores e raízes da moringa também podem ser consumidas por crianças e adultos (no caso da raiz, é preciso retirar a casca, que é tóxica. Porém, a raiz é comestível e tem um sabor picante que se assemelha ao do rabanete”.

A planta ainda é rica em fibras, o que ajuda a sensação de saciedade. Rica em cálcio, ferro e zinco, a moringa também combate os radicais livres e ajuda a prevenir o envelhecimento. Ainda de acordo com o pesquisador Lisita, que a Moringa atua no combate à hipertensão, diabetes, osteoporose, obesidade e aumenta a imunidade.

Tabela Nutricional da Moringa Oleífera para Gestantes e Bebês

A tabela mostra a porcentagem de nutrientes diários necessários para uma mãe em lactação, e para a criança de 1 a 3 anos, que são supridas por 3 colheres de sopa de folha de Moringa em pó, misturadas na sua alimentação:

Mães e crianças

Proteína: 21% 42% Cálcio: 84% 125% Magnésio: 54% 61% Potássio: 22% 41% Ferro: 94% 71% Vitamina A 143% 272% Vitamina C 9% 22%

Sementes de Moringa como fonte de óleo comestível

Óleo de alta qualidade pode ser extraído da semente de Moringa. Testes já foram feitos em Campina Grande pelo Presidente da Federação de Indústria da Paraíba que comprovam esta afirmação.

Sementes de Moringa para purificação de água

Transformadas em pó, as sementes da Moringa são um comprovado purificador de água poluída. 100 quilos de sementes produzem 1 quilo de polieletrólito. Tal purificação de água pode ser feita de forma caseira, ou a nível industrial, quando o sulfato de alumínio é substituído pelo pó de Moringa.

Dê uma olhada no vídeo do programa Bem Estar da Rede Globo sobre a Moringa Oleífera

O uso da Moringa como Ração Animal

Na Embrapa do Pantanal, pesquisadores estão mudando os alimentos para os animais: "A ideia é substituir parte do milho e da soja, que são usados na alimentação das galinhas, por alimentos que o agricultor pode produzir no sítio, tendo em vista que plantar milho em Corumbá é muito difícil (existem muitas aves na região) e não há produção local de soja em uma escala que possa ser usada para os animais", comentou a pesquisadora Raquel Soares.

Folhas de Moringa como alimentação animal

Um experimento com gado, usando folha de Moringa como 40 a 50% de sua alimentação, deu um ganho de peso com gado de corte e aumento na produção de leite com gado leiteiro, considerável. Porcos, ovelhas e bodes se deram igualmente bem com a folha de Moringa.

A pesquisadora Raquel Soares indica o uso da ração de moringa e mandioca para galinhas caipiras em um sistema de criação extensivo, que mantém as aves soltas durante o dia.

"Podemos fornecer a alimentação de moringa e mandioca em substituição total ou parcial ao milho e soja e deixar que elas cisquem também. Parte da proteína que elas vão ingerir ciscando vai suprir aquilo que não está sendo fornecido pelo produtor".

Dê uma olhada no vídeo da Embrapa no Youtube clicando abaixo:

Para quem deseja Plantar a Moringa Oleífera

Sementes da Moringa

Para efetuar o plantio da planta moringa através de sua semente é muito simples:

  • Selecione o local do plantio (tubete, sacola)
  • Preencha com substrato orgânico e coloque uma semente de moringa por recipiente, não afunde muito
  • Com um pouquinho de substrato coloque por cima até que preencha a semente da moringa e ela fique inteiramente coberta
  • Regue de uma a duas vezes por dia com poucas quantidades de água por vez

Como plantar a Moringa Oleifera através de mudas

A Moringa pode ser plantada de 3 em 3 metros se quiser produzir árvores grandes para produção de sementes, mas podem ser plantadas até 10 em 10 centímetros se é para produção de folhas. Plante numa profundidade de 1 cm e regar um pouco diariamente enquanto a muda está em crescimento (2 meses aproximadamente).

Nessa experiência indicamos que é melhor plantar diretamente no lugar definitivo. Não há necessidade de fazer mudas de viveiro. Quando crescer se pode podar a árvore a vontade na altura desejada. Quanto mais podada, mais a Moringa cresce.

Caso queira, pode realizar o plantio em sacolas plásticas de tamanho 21x11 e utilizar uma mistura de 50% de terra e 50% de adubo florestal. Colocar uma semente por recipiente em profundidades de 1 cm. Irrigar de 1 a 2 vezes ao dia, de preferência no matutino/vespertino com poucas quantidades de água. Após 2 meses em viveiro pode realizar o transplante para local definitivo.

Germinação da Planta Moringa

A germinação da Moringa é variante de 5 a 12 dias e podendo aparecer mais de um broto por recipiente. Caso isto aconteça, poderá ser feito o desbaste (retirada do broto) e colocando em outro recipiente com substrato.

Se você pretende Armazenar as sementes de Moringa antes de plantar

Devido a fragilidade da semente de Moringa Oleífera, não se recomenda guardar em local seco por mais de um mês devido a ocorrência de perda de germinação.

Para preservar a germinação de sua semente de moringa, sempre lacre-as em um saco plástico e guarde em um local refrigerado onde ela entre em contato direto com água, a temperatura não pode estar abaixo de 15°C.

Cuidados com o plantio da Moringa Oleífera

A árvore Moringa Oleífera gosta de pouca água, que é muito relevante para uma região com chuvas inconstantes. Na última seca do Nordeste nenhuma das milhares de Moringas morreu e nenhuma delas foram irrigadas.

Também as sementes são muito férteis e as mudas crescem com rapidez espantosa, além do fato que a Moringa Oleífera se dá bem em vários tipos de solo. Ela produz uma safra de vagens ou folhas no primeiro ano e tal resultado rápido aumenta a atratividade da espécie.

Compre a Semente da Moringa Oleífera

Aproveite e compre as sementes de Moringa na BomCultivo.com com preços imbatíveis. Venda em quantidades de 100gr. Acompanha Manual de plantio. Clique na imagem ou neste link para acessar a loja e os detalhes do produto.

Comprar Sementes da Moringa

Onde Comprar Semente de Moringa Oleífera

Onde Comprar Sementes da Moringa

Você pode comprar a semente de Moringa Oleífera na loja Bom Cultivo, especializada em Sementes, Produção Rural e Jardinagem com produtos diversificados e de ótima qualidade. Entrega para todo o Brasil e aquele atendimento único.

 

A BomCultivo.com tem tudo para jardim, desde o preparo da terra com ferramentas e, adubos, fertilizantes, sementes e para quem deseja ter aquele jardim diferenciado e bem montado.

 

Vendemos também produtos para jardinagem no atacado, para saber mais sobre essa modalidade de compra, consulte a regras e saiba como comprar com preços ótimos.

 

Se preferir ou necessitar de maiores informações dos produtos para jardinagem, basta entrar em contato conosco através de nossos canais:

 

Whatsapp: (47) 99980-3301

Telefone: (47) 3522-2260

E-mail: contato@bomcultivo.com

Este Artigo foi inspirado na Embrapa Pantanal - Para acessar a matéria da Embrapa, acesse este link

Dúvidas e Comentários? Deixe sua mensagem!

 
Pague com
  • PagHiper
  • Depósito Bancário
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

Bentec Comércio de Sementes LTDA - EPP - CNPJ: 10.257.026/0001-73 © Todos os direitos reservados. 2018